LEITURA

LEITURA

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Perdão, Compaixão ou Obrigatoriedade?

E agora o bixo pega! Quando alguém te magoa de verdade, o que fazer? Será que você é capaz de perdoar? De verdade? Seja sincero consigo mesmo...

Vai que você acaba descobrindo uma traição da pessoa que você ama, ou um amigo que te "apunhala" pelas costas. Alguém mata um parente seu, talvez até sua mãe ou mesmo um filho seu. Radical? Não, aconteçe com muita gente todos os dias, com milhares de famílias! Mas nessas horas, como é que fica?

Tem gente que perde a cabeça, alguns ficam loucos, outros abrem mão de viver. Mas a questão aqui não são atitudes dezesperadas. Porém a mais nobre e mais difícil de todas elas. O Perdão. Já é comprovado que ódio e rancor guardados podem causar várias doenças. Mas a pior delas é a ferida que faz na alma!

Deus nos manda perdoar. Ou perdoa ou vai pro inferno! Simples assim. E então, será que os cristãos perdoam apenas porque a Lei de Deus manda? Será que o padre diz que perdoa só da boca pra fora? Só pelo fato de você perdoar ou ser condenado se não o fizer?

Bom, cada um tem sua mente, e pensa como quizer. Perdão verdadeiro é do tipo que esqueçe tudo e faz de conta que nada de ruim aconteçeu. Não vou mentir, as vezes é difícil perdoar. Tem situações que é preciso um tempo pra fazer isso. Mas o importante é que o perdão aconteça!

Não perdoar porque Deus manda fazer assim apenas. Se não torna-se um perdão forçado. Perdoar porque Deus manda e não porque se tem realmente o desejo de perdoar! Em vez de enxergar o Perdão como obrigatoriedade, veja-o como uma necesidade! Fica mais fácil assim! Andei praticando isso e tá dando muito certo. A vida fica muito melhor quando se perdoa de verdade!

Um comentário: